Ao ligar para um amigo meu falando da Abertura Não-Oficial do Carnaval do Rio de Janeiro, que aconteceu dia 9 na Praça XV, comentei: "Porque você sabe que o Carnaval já começou, né?". Meu amigo, que nunca me deixa na mão e sempre me surpreende com suas respostas simples, sutis, mas cheias de genialidade, disse: "E quando o Carnaval no Rio acaba, minha querida?".
É isso, estamos imersos no Carnaval. Ou pelo menos em seu espírito. Pois mal o ano começa e os cariocas já se preparam ansiosamente para a folia de cada ano, como se não pudessem esperar nem mais um dia. A cerveja já está gelada, as fantasias saem dos armários, todos querem ficar juntos, por maior que seja o calor. As batucadas já despontam daqui e dali, ainda tímidas, como em um aquecimento para o que virá.
Gosto do carnaval do Rio. Vou dizer que antes absorvia as ideias que chegavam aos meus ouvidos, de que tudo era baderna, um bando de bêbado só pensando fazer a fila andar e o líquido divino descer. Mas foi só estar no Rio durante o carnaval, pegar um ônibus, descer nas ruas, ouvir as marchinhas e ver as pessoas ao redor para perceber que muitos só querem festa. Catarse. Diversão. Ou sei lá. Mas eu, uma pessoa que acredito em energias e que sinto logo quando pessoas e lugares não são tão legais assim, percebi uma entrega à alegria.
E isso realmente existe! Andar nas ruas com pessoas assumindo outras personalidades (seja no singelo arquinho colorido ou nas fantasias elaboradas), achando aquilo tudo muito normal; entrar em um ônibus com amigos, começar a cantar marchinhas antigas e ver que, minutos depois o ônibus lotou e TODOS cantam as músicas; falar com estranhos como forma de compartilhar toda a brincadeira que se torna o carnaval. Esse lado também existe, e representa doses extras de oxigênio para quem encara o dia-a-dia sério e monótono, de quem tem que produzir full time, sem brincadeiras nem contato pessoal.
Entro no carnaval de coração aberto e leve, o mais leve possível. Só quero alegria e bons amigos para compartilhar as histórias. Sem pegas, sem amarras, sem brigas nem maldade. Só a pura e velha alegria. Deixa os outros pra lá! E se é do bem, vem pra perto!
Ah sim! O Carnaval 2011 já começou! Tenham uma feliz festa!
Comentários